sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sky pretende lançar um novo satelite


Depois que surgiu o boato na internet sobre um possível lançamento de um novo satélite da operadora SKY, muito começaram a falar o que não sabiam, e o boatos criaram uma bola de neve.
Vamos desmistificar algumas coisas:
 
A SKY irá mesmo lançar um novo satélite?

Ao que tudo indica sim. Depois de muita confusão tratando do reposicionamento do satélite da SKY México para abranger o Brasil ter dado errado, um novo satélite que iria ser usado pelos mexicanos será usado pela SKY Brasil.
Quando o lançamento irá ocorrer?

Entre julho e setembro de 2012.
Qual posição orbital o satélite ocorria?

Não há notícias de operadoras no mundo que tenham usado dois satélites em posições diferentes. Isso causaria problemas enormes. O maior exemplo que temos é a Telefônica Digital, hoje VIVO TV, que em 2009 lançou seu Amazonas 2, o posicionando exatamente ao lado do Amazonas 1. O resultado é que todos os assinantes tiveram e tem acesso aos dois satélites, utilizando a mesma antena, mesmo LNB e mesmo receptor.
Precisarei mudar minha antena?

Extremamente improvável. Tendo controle do posicionamento do satélite no espaço, ele ocuparia a mesmo posição orbital: a 43w.
Precisarei de mais um LNB?

De forma alguma. O mesmo LNB que você tem centralizado poderá captar ambos os satélites, caso estejam na mesma posição. Em posições diferentes e muito distantes, seriam necessárias duas antenas, com um LNB em cada uma.
Por que a SKY Brasil precisaria de mais um satélite?

Por dois motivos básicos: o espaço em um satélite para novos canais acaba, e a SKY reclama dessa falta já há alguns anos. Em segundo, esses gigantes de metal tem um prazo de validade para funcionar, e o Intelsat que está no espaço não é nenhum jovem satélite.
O que muda para os assinantes da SKY?
Mais oportunidades. Mas isso depende de como a operadora irá aproveita-las. À princípio, a demanda do novo satélite teria a ver com as Olimpíadas, quando os canais SporTV terão 4 versões em alta definição apenas para o evento, ocupando um espaço que hoje é inviável na operadora.

Informações com precisão e certeza, apenas quando a operadora se pronunciar. Mas podem ficar tranquilos que as mudanças não exigirão grandes esforços dos assinantes. Mudar milhões de antenas e LNBs custa dinheiro e isso não é interessante pra ninguém!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário