domingo, 10 de junho de 2012

Um balanço do primeiro semestre da TV por assinatura

2012 está chegando a sua primeira metade. Muitas coisas aconteceram por aqui, principalmente no que diz respeito a TV por assinatura. Mudanças? Muitas. Boas? Nem sempre.
O ano foi movimentado em diversos aspecto. Até mesmo o governo decidiu arregaçar as mangas e intervir no setor. Através de Lei específica, o Executivo decidiu abrir o mercado de TV e telefonia para a iniciativa de quem quer que seja, nacional e internacional. Empresas ligadas as comunicações móveis ganharam
facilidades em investir nesse mercado que cresceu muito em 2012.
A mesma Lei trouxe outros aspectos interessantes, como a obrigatoriedade de programação produzida no país em horário nobre. A SKY foi quem mais se revoltou e protestou contra a medida. Todas as operadoras e canais terão ainda um tempo para se adequarem, portanto sentiremos os efeitos práticos nos próximos meses.
Novos canais
Novos canais chegaram ao país, alguns muito esperados e outros de surpresa. O Comedy Central foi talvez o nome de mais peso. Estreando na maioria das operadores, retirou o VH1 Megahits do ar e apresentou uma programação BEM longe da esperada. Nem tudo se perde no canal, mas a maior parte da programação é intragável. 
A Claro TV começou o ano já em ritmo lento. Aos poucos foi sendo passada pela concorrência no que diz respeito a alta definição, possuindo hoje uma das grades com menos opções nesse quesito. Por outro lado, nenhuma outra operadora tem uma grade SD mais interessante, ao menos dentre as grandes operadoras via satélite. Nos últimos dias a novidade foram as legendas eletrônicas em alguns  canais HD, o que animou um pouco seus assinantes que desde março não recebem muitas novidades.
Quem ganhou destaque no último mês foi a OI TV. Depois de muuito tempo estreou seu pacote de canais HD, com boas opções e preços bastante convidativos. Ponto para ela.
Não podemos esquecer da maior operadora do país. A SKY, após meses deixando seus assinantes na espera de novidades, estreou novas opções em HD, como o BIO HD. 

A novela do ano
A novela do ano foi chata, longa, beirou o insuportável. Sim, vocês sabem que estou falando do Fox Sports. Uma confusão tremenda foi criada, fazendo com que milhares de assinantes perdessem os primeiros jogos da Libertadores da América, em uma grande birra que virou em nada e não levou a lugar nenhum. Pelo menos o Fox Sports trouxe uma versão HD e programação interessante, o que talvez motive os canais Sportv e ESPNE a evoluírem. Não posso falar mal do canal. Talvez não ele não seja tudo o que eu esperava, mas sua versão HD é muito interessante e vale a pena.
O que vem pela frente?
Bem, certezas não se tem de praticamente nada. A SKY deverá estrear mais uns 5 canais HD até o fim do ano, o que é uma promessa até fácil de resolver. Mais dois Telecines HD (fun e touch), FX HD, Cartoon HD e Gloob deverão pintar em breve na operadora. 
Já na Claro TV os assinantes SD ganharão o recurso de legendas eletronicas em alguns canais. Alguns canais SD devem aparecer na grade, como a MTV Brasil e a Rede TV. Já no que diz respeito a canais SD pagos a coisa é mais complicada... Canais prometidos há tempos como os Discoverys Sciense e Civilization deverão ficar apenas na promessa..
A OI TV e a VIVO TV já estão surpreendendo e parecem bastante animadas em ganhar a posição de segundo lugar da Claro TV. Com grades que vão recebendo cada vez mais canais, e preços bastante competitivos, se mostram ótimas opções para quem está procurando a primeira TV para assinar. Resta saber se vai chegar um momento que a torneira vai fechar, como ocorreu com a Via Embratel, hoje Claro TV, ou com o serviço SD da SKY Brasil, lastimável nos últimos anos.
 
 
Fonte: eXorbeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário