quinta-feira, 2 de agosto de 2012

3D nos receptores Azbox, Azamérica e similares, como fazer funcionar




Se você pensa que para conseguir captar o sinal 3D do satélite ou da transmissão digital terrestre você precisa comprar um outro receptor especialmente produzido para isto é melhor rever os seus conceitos.


Como já mostramos a alguns meses no artigo [Azbox 3D] Azbox HD funciona bem em 3D de satélite o seu receptor HD da marca Azbox, Azamérica ou outro que capte o sinal HD do satélite também já é capaz de captar com perfeição o sinal 3D do satélite.

Isto por que o método de transmissão 3D usado atualmente nestas transmissões, conhecido com Half SBS, ou Half Side by Side, ou traduzindo, metade lado a lado, usa a mesma quantidade de imagem de uma transmissão HD normal, o que acontece é que, como a transmissão 3D envia duas imagens ao mesmo tempo, de duas lentes independentes da câmera 3D que ficam alinhadas e com uma distância de poucos centimetros uma da outra para poder gerar o efeito 3D, cada uma destas imagens é redimensionada para caber na metada da imagem transmitida, cada imagem ocupada uma metade e fica lado a lado com a outra, veja o exemplo na figura abaixo.



Quem não tem tv 3D vai assistir às imagens exatamente como mostrado acima, com duas imagens na tela.

Quem tem TV 3D tem como ligar ou desligar a função 3D da televisão, que é onde a magia acontece quando se tem acesso a uma imagem do tipo Half SBS, habilitando a função 3D na televisão e escolhendo o formato Half SBS o aparelho consegue formar a imagem 3D corretamente e basta colocar os óculos e curtir.
Seu receptor HD atual, seja Azbox, Azamérica ou outro, consegue captar muito bem a imagem Half SBS da transmissão 3D atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário