terça-feira, 18 de junho de 2013

Como será a migração da Oi TV do satélite Amazonas para o SES 6

A Oi contratou os quase 40 transponders Banda KU do satélite SES 6 e segundo a SES o acordo já havia sido fechado muito antes de o satélite ser lançado, tanto que o projeto do SES 6 foi modificado por causa deste contrato com a Oi.
Esta quantidade enorme de transponders dá a Oi TV uma liberdade muito grande para a implementação de novos pacotes de tv e também transmissão de dados e interatividade para a operadora de tv por assinatura, e o melhor, todos os transponders serão de uso exclusivo da Oi TV que hoje se vê obrigada a dividir os poucos transponders que utiliza no satélite Amazonas com as operadoras de tv por assinatura Vivo TV e Algar Telecom.
Mesmo com tanto espaço para transmissão a Oi TV tem um problema bastante complicado para resolver, como migrar a sua base de assinantes que já está beirando um milhão de assinantes, uma boa parte deles ainda com equipamentos antigos da época em que a operadora foi inaugurada? A Oi TV está resolvendo esta questão de uma maneira que não crie maiores alardes entre os seus antigos assinantes.
A operadora diz que não vai abandonar o satélite Amazonas… por enquanto, o que irá acontecer será a coexistência dos dois satélites para a transmissão dos pacotes da operadora, não haverá no entanto, nenhum cliente com duas antenas parabólicas em casa, cada uma apontando para um satélite diferente, nada disso.
O que ocorrerá é que os novos clientes que assinarem com a Oi TV a partir do momento em que o SES 6 estiver em atividade com os pacotes da operadora terão as suas antenas apontadas para este satélite e não mais para o satélite Amazonas.
Isto também poderá e deverá significar que estes novos assinantes, com apontamento para o satélite SES 6, deverão ter novos decodificadores de satélite e também uma criptografia diferente daquela que é usada para os transponders em que a Oi TV está no satélite Amazonas.

E como os antigos assinantes da Oi TV poderão migrar do satélite Amazonas para o SES 6?

O que deverá ocorrer é que em um primeiro momento os pacotes oferecidos através do satélite SES 6 serão bastante parecidos com os pacotes oferecidos através do satélite Amazonas. Isto por que a operadora não terá equipamento suficiente para atender à demanda dos antigos clientes em mudar para melhores pacotes sendo transmitidos através do SES 6. No entanto já se sabe que virão muitas novidades em termos de canais para o satélite SES 6.
E é a partir destas novidades que a migração dos assinantes do satélite Amazonas para o satélite SES 6 irá ocorrer, pois os antigos clientes devem primeiro pedir a mudança de pacote para um pacote que não possa ser atendido pelo satélite Amazonas para que migrem deste para o satélite SES 6.
Será uma migração lenta, um trabalho de formiguinha, mas uma migração necessária e desejada pela Oi TV já que a autonomia que ela terá com o SES 6 englobará coisas básicas como fazer o uplink de seus canais para o satélite SES 6, coisa que atualmente ela não faz, ficando a cargo da Media Networks que divide estes canais com as operadoras citadas acima.
E aí a Oi TV garante no mínimo 15 anos de operação com o SES 6, que é o tempo de vida estimado do satélite.
Eu sou um assinante antigo da Oi TV e confesso que estou satisfeito com o serviço mas a Oi TV pisa muito na bola em questões simples como a emissão das faturas que sempre vem cobrando valores a mais e bastante absurdos, vamos ver se com a chegada do SES 6 eles melhoram o atendimento ao cliente pois se continuar assim ela terá um milhão de insatisfeitos logo logo, com ou sem satélite novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário