terça-feira, 18 de junho de 2013

Globo e Band adaptam “padrão Fifa” nas transmissões

Globo e Band adaptam “padrão Fifa” nas transmissões da Copa das Confederações



As emissoras que exibem eventos da Fifa são obrigadas a seguir uma série de padrões técnicos, de forma a uniformizar globalmente as transmissões, mas há alguma margem para adaptação.
É o que dá para notar na Copa das Confederações. Globo e Band, com autorização da entidade internacional, fizeram pequenas mudanças no padrão.
Os diferentes cronômetros exibidos na tela das duas emissoras chamam a atenção. A Globo tem ressaltado que, por ser um evento Fifa, é obrigatório mostrar o cronômetro do jogo totalizando 90 minutos. Assim, no segundo tempo, o placar eletrônico já começa com 45 minutos.
Já a Band está usando um cronômetro tradicional, como sempre se vê em jogos de campeonatos estaduais ou nacionais, destacando cada tempo de jogo e recomeçando a marcação do zero depois do intervalo. “É obrigatório seguir um padrão gráfico, mas é possível flexibilizar alguns detalhes”, explica Juca Silveira, diretor de planejamento da Band. “A Fifa faculta que se use o cronômetro na língua pátria”, observa.
Outra diferença nas transmissões das duas emissoras diz respeito aos termos (“técnico”, “finalizações” etc)  que aparecem em legendas na tela. A Globo tem exibido os CGs (geradores de caracteres) em português, enquanto a Band mostra as mesmas palavras em inglês (“coach”, “shots”, etc).
Questionado, Silveira reconhece que poderia ter traduzido também os termos para o português. “Com aprovação prévia da Fifa, não tem problema. Mas acho que não vai mais dar tempo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário